Problemas no Arranque

O computador não liga ?
            A primeira coisa que devemos verificar é se o ligamos correctamente na tomada de rede de alimentação. Por vezes, as fichas não fazem um contacto muito perfeito e podemos não ter alimentação a chegar à entrada da fonte de alimentação.
            Outra situação que pode acontecer é uma avaria na fonte alimentação. Verificar se a ventoinha está a funcionar e se os leds do computador acendem. Caso isso não aconteça, é provável que a fonte esteja avariada. Nesse caso, o mais prático será adquirir uma fonte de alimentação nova. O preço de uma fonte nova não justifica a reparação.
            No entanto, se isso aconteceu após ter feito um upgrade ao computador ou ter acrescentado algum periférico internamente, pode dar-se o caso de ter algo mal ligado ou a provocar um curto-circuito. Verifique cuidadosamente as ligações da fonte à placa principal. No caso das placas AT em que a alimentação é feita através de duas fichas idênticas, tenha cuidado de colocar os fios de cor preta ao centro, tanto os de uma ficha como da outra. Se verificar que está tudo bem, então voltamos à hipótese de trocar a fonte de alimentação.

 O computador liga mas não arranca, ou arranca parcialmente ?
            Primeiro, ver se temos sinal no monitor, caso contrário verifique se emite “beeps”. Se assim for, conte o número de beeps e consulte a tabela de erros, pois por aí poderá rapidamente estabelecer um diagnóstico acerca do que poderá estar errado. Caso não ouça nenhum “beep”, e voltando à hipótese de ter acabado de fazer alguma alteração no PC, verifique se os cabos dos periféricos IDE estão correctamente ligados, isto é, se o flat cable que estabelece a ligação da placa ao disco duro, CD-ROM ou outro qualquer periférico IDE está ligado com o pino 1 da placa ao pino 1 do periférico. Normalmente, o flat cable tem um dos fios de cor diferentes dos restantes e é esse que representa o pino 1.
            Nos periféricos IDE, geralmente o pino 1 fica do lado da ficha de alimentação, isso aplica-se a discos, drives de CD-ROM e à quase generalidade dos periféricos IDE. No entanto, há pelo menos uma excepção, que é o caso dos drives magnetoópticos IDE da Fujitsu, onde se passa precisamente o contrário.
            Verificar os contactos das memórias, pois por vezes os slots não são de boa qualidade e pode um dos SIMMs ou DIMMs estar mal encaixado ou a fazer mau contacto.
             Se nada disso resultar, pode ter a placa principal avariada.
          No caso de termos imagem no monitor, verificar se aparece alguma indicação de erro; caso isso aconteça, verifique o que pode estar errado através da tabela de mensagens de erro. Caso não apareça mensagem de erro, verifique como se processa o arranque do sistema operativo. 

Sem comentários: