Problemas com a placa principal

        Muitas vezes culpamos a placa principal por problemas que na realidade provêm de outros componentes ou periféricos. Problemas na placa principal normalmente são raros, por isso, antes de culparmos a placa principal, convém verificar inicialmente as ligações a outro hardware; se os cabos estão convenientemente ligados e as placas estão bem encaixadas.

 Eis uma lista de coisas a verificar se suspeitar de uma avaria na placa:
 • Tem o mínimo de componentes necessários para o computador arrancar? Um sistema funcional inclui a placa principal, o processador, pelo menos um banco de memórias cheio. No caso das SIMMs de 72 pinos necessita de duas unidades, placa de vídeo e um drive de disquetes ou disco com software de arranque. Se faltar alguma destas coisas, o computador não arranca. Está tudo perfeitamente ligado?
 • Verifique se as configurações dos jumpers estão correctas para o tipo de processador, velocidade, tensão de alimentação, etc. É muito importante ter manual da placa para isso.  
• Se efectuou alterações à configuração na BIOS, vá ao setup da máquina e carregue os valores predefinidos. Na configuração do setup há uma opção intitulada “Load BIOS Defaults” e em caso de dúvida use-a. 
• Verifique o estado físico da placa principal e veja se não tem nenhuma rachadura ou pinos dobrados que possam fazer algum contacto indevido.  
• Veja se a fonte de alimentação tem potência suficiente para alimentar todos os periféricos instalados. Uma fonte de alimentação deve ter uma potência entre os 200 e os 250 watts pelo menos. 
• Verifique se possível, na Internet, se há algum “bug” conhecido para esse modelo de placa e verifique no site do fabricante se há alguma informação ou update para a BIOS.


A placa principal está estalada

     Infelizmente não é tão difícil de acontecer como se possa imaginar. Por vezes, na montagem não é dada a devida atenção aos encaixes e deixa-se áreas relativamente grandes da placa sem placa sem qualquer apoio de base. Devemos ter especial atenção aos cantos e ter cuidado de colocar os pinos de suporte nos buracos respectivos. Devemos ter cuidado especialmente a colocar placas nos slots de expansão, pois ao pressionarmos as placas de expansão (os componentes) podemos inadvertidamente estalar a placa principal. Caso isso aconteça, é quase impossível conseguir repará-la, isto porque as placas são compostas por várias camadas de circuito impresso e, partindo as pistas de uma das camadas intermédias, não há nada a fazer. 

Sem comentários: