Problemas com o Disco Rígido

O disco rígido não funciona 
            Verifique as ligações da alimentação do disco e se tiver outra ficha de alimentação livre experimente ligá-la ao disco. Verifique as ligações do flat cable do disco. Verifique os jumpers do disco, pois pode dar-se o caso de estar a instalar um disco como slave e ele ter os jumpers configurados para master ou vice-versa


O disco não arranca e aparece a mensagem “C:drive failure inset boot disk” 

            Arranque com uma disquete de sistema e verifique se consegue ler o drive C. Se lhe parecer estar tudo bem e conseguir ver o conteúdo do disco, experimente executar o comando “SYS C:” a partir da disquete de sistema e arranque novamente com o sistema, mas desta vez a partir do disco.
            Se não conseguir ler o conteúdo do disco, então deve ter o disco avariado.

 O disco rígido trabalha bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal
             Primeiro verifique se todas as configurações, assim como as ligações. Caso esteja tudo bem, verifique a configuração do disco no BIOS. Por vezes existem incompatibilidades entre dois BIOS e o disco duro, em particular no que diz respeito ao modo de tradução, e isso afecta o modo como o sistema lê os dados nos sectores do disco. Verifique se o BIOS está configurado convenientemente.


Não consegue arrancar com o disco rígido, mas ele trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema.
            Pode ter o sector de arranque do disco danificado e eventualmente isso pode ter sido provocado por um vírus. Verifique o disco com um antivírus e, com o FDISK verifique se a partição está criada e activa.

 Tem um disco de grande capacidade, mas o sistema somente reconhece 512 MB
             Isto é uma limitação do BIOS, principalmente nos BIOS das placas mais antigas. Se possível, faça um upgrade do BIOS. Uma outra solução é instalar um utilitário, normalmente fornecido pelos fabricantes dos discos, chamado “Dynamic Disc Overlay”. Este utilitário serve de interface entre um disco de grande capacidade e os BIOS mais antigos.

 O computador não consegue criar partições superiores a 2 GB 
            Isso é porque tem um sistema operativo que só admite o sistema de ficheiros FAT16, como é o caso do Windows até à versão OSR 2 do Windows 95, que já é capaz de utilizar o sistema FAT32. Se possível, faça um upgrade do sistema operativo para Windows 95 OSR2 ou superior. Caso contrário, divida o disco em várias partições, tendo como limite máximo os 2 GB para cada uma.

Quando corre o Scandisk, encontra alguns erros ocasionais 
Isso é normal. Durante o funcionamento normal do PC, alguns ficheiros ficam corrompidos. Normalmente o Scandisk corrige esses erros, mas se isso começar a tornar-se frequentemente e o número de erros continuar a aumentar, isso pode significar que o disco pode ter problemas mais sérios. Verifique também a existência de eventuais vírus.

Sem comentários: