Problemas com o Disco Rígido

O disco rígido não funciona 
            Verifique as ligações da alimentação do disco e se tiver outra ficha de alimentação livre experimente ligá-la ao disco. Verifique as ligações do flat cable do disco. Verifique os jumpers do disco, pois pode dar-se o caso de estar a instalar um disco como slave e ele ter os jumpers configurados para master ou vice-versa


O disco não arranca e aparece a mensagem “C:drive failure inset boot disk” 

            Arranque com uma disquete de sistema e verifique se consegue ler o drive C. Se lhe parecer estar tudo bem e conseguir ver o conteúdo do disco, experimente executar o comando “SYS C:” a partir da disquete de sistema e arranque novamente com o sistema, mas desta vez a partir do disco.
            Se não conseguir ler o conteúdo do disco, então deve ter o disco avariado.

 O disco rígido trabalha bem, mas deixou de funcionar quando mudou a placa principal
             Primeiro verifique se todas as configurações, assim como as ligações. Caso esteja tudo bem, verifique a configuração do disco no BIOS. Por vezes existem incompatibilidades entre dois BIOS e o disco duro, em particular no que diz respeito ao modo de tradução, e isso afecta o modo como o sistema lê os dados nos sectores do disco. Verifique se o BIOS está configurado convenientemente.


Não consegue arrancar com o disco rígido, mas ele trabalha bem quando arranca com uma disquete de sistema.
            Pode ter o sector de arranque do disco danificado e eventualmente isso pode ter sido provocado por um vírus. Verifique o disco com um antivírus e, com o FDISK verifique se a partição está criada e activa.

 Tem um disco de grande capacidade, mas o sistema somente reconhece 512 MB
             Isto é uma limitação do BIOS, principalmente nos BIOS das placas mais antigas. Se possível, faça um upgrade do BIOS. Uma outra solução é instalar um utilitário, normalmente fornecido pelos fabricantes dos discos, chamado “Dynamic Disc Overlay”. Este utilitário serve de interface entre um disco de grande capacidade e os BIOS mais antigos.

 O computador não consegue criar partições superiores a 2 GB 
            Isso é porque tem um sistema operativo que só admite o sistema de ficheiros FAT16, como é o caso do Windows até à versão OSR 2 do Windows 95, que já é capaz de utilizar o sistema FAT32. Se possível, faça um upgrade do sistema operativo para Windows 95 OSR2 ou superior. Caso contrário, divida o disco em várias partições, tendo como limite máximo os 2 GB para cada uma.

Quando corre o Scandisk, encontra alguns erros ocasionais 
Isso é normal. Durante o funcionamento normal do PC, alguns ficheiros ficam corrompidos. Normalmente o Scandisk corrige esses erros, mas se isso começar a tornar-se frequentemente e o número de erros continuar a aumentar, isso pode significar que o disco pode ter problemas mais sérios. Verifique também a existência de eventuais vírus.

Problemas com a CMOS

Esqueceu-se da password ? 
    Embora raramente, por vezes pode ser necessário limpar o conteúdo da CMOS. Uma das situações em que temos que limpar a CMOS é quando colocamos uma password e nos esquecemos dela.
    Há duas maneiras de limpar a CMOS. A maior parte das actuais placas têm um jumper para isso. Normalmente vem documentado no manual, caso não tenha manual da placa, procure na própria placa alguma indicação da localização do jumper, pois normalmente as placas têm essa informação serigrafada. Para o fazer, coloque o jumper na posição devida e após alguns segundos novamente na posição inicial. Tenha em atenção que deve fazer isso com o PC desligado.
     Caso esse jumper não exista, pode sempre desligar a bateria de alimentação do CMOS. Para isso terá que retirá-la; caso isso não seja possível, recorra ao fornecedor da placa para que lhe indique se há algum procedimento específico para o fazer.

O sistema perde a hora, as informações ou dá erro de bateria
             Quando o sistema perde a hora ou as informações de setup ou dá erros de bateria, isso quer dizer que a bateria está “morta”. Nas placas actuais as são facilmente substituíveis, bastando retirar e colocar outra, mas em placas mais antigas utilizam-se por vezes baterias recarregáveis de níquel-cádmio e nesse caso teremos que nos socorrer do ferro de soldar para substituir a bateria.

 A bateria só trabalha às vezes 
            Por vezes a bateria trabalha bem, mas outras vezes temos erros ou as informações de setup perderam-se ou a máquina perde as horas. Grande parte das vezes isto é devido ao facto de a bateria estar a ficar fraca e a perder tensão. Pode também ser devido a um mau contacto entre a bateria e os terminais que ligam à placa principal.

 O sistema perde a hora 
            Às vezes trabalha tudo bem, mas o relógio não trabalha, mais uma vez é devido a bateria fraca. Algumas placas são desempenhadas de modo a desligar o relógio quando a bateria começa a enfraquecer, de modo a poupar energia e não perder as informações de setup.

 A cache está avariada 
            Se suspeitar de alguma falha na memória cache, experimente desliga-la no setup do BIOS. Se o problema deixar de acontecer, está visto que era provocado pela cache. Caso a causa não seja essa, e no caso de ter colocado cache nova, verifique se está a utilizar o tipo de memórias correcto ou se está devidamente colocada nos suportes. 

Após a instalação de um Pentim Overdrive, a memória cache deixou de funcionar 
            Por vezes, instalar um processador Overdrive pode provocar a desabilitação da cache secundária. Isso é devido a incompatibilidades entre o BIOS da placa e o Overdrive. Tente fazer um upgrade da BIOS.

 O Upgrade da memória RAM parece não funcionar 
            É relativamente fácil um SIMM ou DIMM de memória que compramos, estar avariado, principalmente com a quantidade do material barato que se encontra no mercado.
            Mas antes de ter a certeza, há uma série de testes que podemos fazer. A primeira coisa a ver é se estamos a utilizar o tipo de memória correcto. Há placas que não aceitam, por exemplo, SIMMs EDO, principalmente as primeiras placas para Pentium. Verifique, se possível, no manual qual o tipo de memórias que a placa aceita, pois há placas que só aceitam configurações especificas.
            Não esqueça que os SIMMs de 72 pinos devem ser colocados aos pares. Algumas placas para Pentium não aceitam SIMMs de fabricantes diferentes no esmo banco.
            Verifique se não é necessário configurar algum jumper, principalmente se usar tipo de SIMMs diferentes, por exemplo, SIMMs de 30 pinos e de 72 pinos, ou SIMMs de 72 pinos e DIMMs.
            Outras das causas que pode provocar isso é uma inadequação da velocidade do SIMM com os tempos indicados no BIOS da placa. Algumas placas mais antigas de 486 só trabalhavam com SIMMs de 80 ns, outras necessitavam de SIMM com paridade; verifique a sua BIOS, porque muitas têm a opção de desligar a paridade.